Portugal é um dos ‘hotspots’ mundiais de supercarros

A paixão pelo automóvel parece ser, cada vez mais, um elemento do passado, subjugado às matrizes da funcionalidade e da racionalidade ecológica, mas ainda vai encontrando o seu caminho em muitos países. Para que tal aconteça, os supercarros desempenham um papel muito importante, clamando atenções por onde quer que passem.

Um estudo da Chasing Cars, que pertence à seguradora australiana Budget Direct, indica quais os países do mundo que mais supercarros têm, atendendo à sua população, e Portugal surge num inusitado terceiro lugar, apenas atrás do Mónaco, onde os supercarros estão em maior número no mundo, e da Dinamarca. Para estes dados, a Chasing Cars utilizou uma metodologia simples que, se não infalível, revela onde são captados muitos dos supercarros mais exclusivos do mundo.

Terra do jogo e das estrelas milionárias, o Mónaco surge destacado na frente, acabando por ser o local do mundo onde os supercarros são mais frequentes de serem encontrados na rua, com um total de 3051 posts do Instagram por cada mil carros registados. Depois aparece a Dinamarca, com 162 posts por cada 1000 condutores, surgindo Portugal no terceiro posto, com 136 posts por cada mil condutores. Ou seja, Portugal é o terceiro país do mundo onde a correlação entre publicações naquela rede social e o número de condutores aponta para uma maior existência de supercarros de marcas como a Ferrari, Lamborghini ou Porsche.

Nova Zelândia surge na quarta posição, com 127 posts, na frente da Noruega (122), Emirados Árabes Unidos (122), Países Baixos (116) e África do Sul (103).

Top 10 de supercarros (sc)

Posts de sc por cada 1000 carros registados

Mónaco

3048

Dinamarca

162

Portugal

136

Nova Zelândia

127

Noruega

122

Emirados Árabes Unidos

122

Países Baixos

116

África do Sul

103

Irlanda

99

Suíça

90

Mas também as cidades mais ‘povoadas’ por supercarros foram analisadas, recorrendo a uma metodologia semelhante, mas de forma algo mais arbitrária: o número de carros registados que serviram de base para análise deriva do rácio de carros registados per capita de um país, multiplicando-o pela população da cidade.

Nesses cálculos, a cidade de Miami, nos Estados Unidos da América (EUA), é a que reúne maior número de supercarros, com 1514 posts por cada 1000 veículos registados, à frente de Manchester (Reino Unido), com 881, e Vancouver (Canadá), com 862. A capital portuguesa também surge no top 10, com Lisboa a figurar no nono lugar, com 684 posts por cada 1000 registos automóveis.

Já o supercarro mais popular do Instagram parece ser o Ford GT, com 600.167 tags publicadas naquela rede.

Como foi feito o estudo

Aquela entidade analisou os valores de propriedade automóvel em cada país com recurso aos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e cruzou-os com as notificações em posts do Instagram com recurso à ‘hashtag’ (#) para cada marca ou carro e a geolocalização. Dessa forma, conseguiram ‘pintar’ um mapa dos supercarros, não só onde são mais amados, mas também onde podem ser vistos de forma mais comum. Os dados foram compilados em fevereiro de 2021.

28 de maio de 2021

Fonte: motor24.pt
Mais artigos