Primeiros Tesla Model Y chegam a Portugal em agosto

Face ao grande interesse demonstrado pelo novo SUV compacto da Tesla até aqui, a marca de Elon Musk pretende cumprir os prazos de entrega inicialmente avançados, com o Model Y Long Range AWD a contar com dois motores elétricos e autonomia WLTP de 505 quilómetros. Este SUV cumpre a aceleração dos zero aos 100 km/h em 5,1 segundos, para uma velocidade máxima de 217 km/h.

Desenvolvido com o intuito de combinar funcionalidade, segurança e performances, o novo Model Y partilha muitos dos componentes do bem-sucedido Model 3, o mesmo se aplicando a especificidades como a tecnologia. Tal como a berlina, o Model Y dispensa as tradicionais chaves para entrada no veículo, antes conectando-se ao smartphone para possibilitar entrada e saída de forma simples. Outras funcionalidades incluem a ligação remota pelo smartphones para a função ‘Summon’ (que leva o carro a movimentar-se a baixas velocidades de forma autónoma num parque de estacionamento), pré-condicionamento do habitáculo ou localizador em tempo real.

De igual forma, também o centro de comando e de informações do Model Y assenta num grande ecrã tátil de 15 polegadas colocado ao centro do tablier, sendo a partir daí que os ocupantes podem aceder a uma grande panóplia de tecnologias e centro multimédia. Para uma sensação mais ampla a bordo, conta com um tejadilho panorâmico em vidro.

As tecnologias de segurança são em grande número, enquanto a construção teve igualmente em conta a resistência da carroçaria em caso de acidente de forma a proteger da melhor forma os ocupantes. O posicionamento das baterias sob o piso ajuda a baixar o centro de gravidade, enquanto a aerodinâmica mais apurada ajuda ao lado da eficiência e da autonomia.

Recorde-se ainda que o Model Y é compatível com a atual rede de supercarregadores, com mais de 6000 pontos disponíveis na Europa, bem como com os novos Supercarregadores V3, que permitem um carregamento de 1600 km por hora de ligação. As atualizações sem fios estão igualmente previstas para este modelo, atualizando diversos sistemas ou o próprio sistema motriz com o tempo.

Haverá ainda uma versão Performance com lançamento previsto para o início de 2022, com esquema idêntico de duplo motor elétrico com tração integral, permitindo-lhe uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos para uma velocidade máxima de 241 km/h. Este terá um preço base de 71.000€.

9 de julho de 2021

Fonte: motor24.pt
Mais artigos