Novo Toyota Aygo X, uma explosão de irreverência para as cidades

A apresentação digital do automóvel levou os espectadores a uma viagem por algumas das principais cidades da Europa – Copenhaga, Roma e Berlim – e é precisamente esse o mote para o novo Aygo X: a sua adaptabilidade à nova era da mobilidade nas grandes cidades. Com base na variante GA-B (a mesma dos Yaris e Yaris Cross) da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), o novo citadino da marca japonesa foi desenvolvido em partilha de esforços entre o ED2, o centro de Design e de Desenvolvimento europeu em Nice (França), e o centro de design da Bélgica.

Andrea Carlucci, Vice-Presidente para a área de Produto & Marketing da Toyota Motor Europe (TME), explica que “o segmento A é muito importante para nós. Não só trouxe muitos novos clientes à Toyota. Também preenche a nossa missão de oferecer a todos a solução certa de mobilidade”.

Porém, esta nova geração destaca-se das anteriores no sentido em que ao contrário dos anteriores foi desenvolvido unicamente pela Toyota após o final do acordo de parceria com a Stellantis (antigo Grupo PSA). Assim, a marca pôde optar por um design e soluções únicas, optando por um desenho muito próximo ao do concept Aygo X Prologue apresentado anteriormente e por uma postura mais elevada, ao estilo de um mini-crossover que no segmento A apenas encontra paralelo no Suzuki Ignis.

O resultado é um modelo que se destaca pela combinação de cores, criando um perfil gráfico arrojado associado a linhas mais dinâmicas. Na dianteira, há faróis com tecnologia LED em formato de asa, destacando-se ainda a grande grelha inferior, faróis de nevoeiro e uma proteção inferior com a marca a indicar que esta é uma atitude de “pronto para ir, a todo o lado”.

Há quatro cores irreverentes de carroçaria, nomeadamente a ‘Cardamom’, ‘Chilli’, ‘Ginger’ e ‘Juniper’, cada uma em contraste com a cor preta do tejadilho e da traseira. Esta temática de arrojo estético é também aplicada no interior, o qual conta com o símbolo ‘X’ discretamente gravado nos revestimentos dos bancos.

Nos primeiros seis meses de comercialização, a marca terá à venda uma versão especial Limited Edition, na cor ‘Cardamom’ com elementos em laranja ‘Mandarina’ na carroçaria e jantes de 18 polegadas em preto mate. A temática laranja é levada para o interior, estando presente nos painéis e nos tecidos.

Mais alto, mais forte

Face ao Aygo anterior, a altura ao solo aumentou em 11 mm, enquanto a posição de condução fo elevada em 55 mm, naquela que é, de acordo com a Toyota, uma característica muito desejada por quem compra um SUV – a melhor visibilidade geral e maior sensação de segurança e de controlo. O ângulo do pilar A foi também aumentado em 10% para 24º, assim melhorando a visibilidade. As jantes de maiores dimensões (até 18 polegadas), a suspensão e a nova plataforma GA-B garantem-lhe uma maior estabilidade direcional e maior rigidez em todas as situações.

Na adaptação da plataforma GA-B a este modelo, a Toyota alterou ligeiramente a secção traseira, reduzindo-a, permitindo manter as dimensões muito compactas. O novo Aygo X mede apenas 3700 mm de comprimento, sendo apenas 235 mm mais comprido do que o antecessor, ao passo que a distância entre eixos cresceu 90 mm. O raio de viragem é de apenas 4,7 metros. Já a largura situa-se agora nos 1740 mm, ou seja, é 125 mm mais largo do que o Aygo, o que melhora o espaço de ombros no habitáculo. Em virtude da sua mudança de perfil, a altura cresceu 50 mm para 1510 mm. Quanto à bagageira, a sua capacidade aumentou mais de 60 litros para um total de 231 litros. Noutros detalhes, a Toyota assegura que a insonorização interior foi melhorada, promovendo viagens mais tranquilas.

No interior, que também adota formas irreverentes, com elementos circulares em mistura com tecnologia, destaque para o sistema Toyota Smart Connect assente em ecrã tátil de 9.0 polegadas capaz de se ligar sem fios aos smartphones com sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação conectado recebe alertas de trânsito em tempo real nos níveis de equipamento mais elevados. Outros serviços e funcionalidades poderão ser atualizados ou introduzidos a partir de atualizações remotas sem fios.

Além disso, o novo Aygo X conta ainda com um sistema de som desenvolvido em parceria entre a Toyota e a JBL com quatro altifalantes, um amplificador de 300 W e um subwoofer de 200 mm de diâmetro situado na bagageira. O interior dispõe ainda de iluminação ambiente e carregador sem fios para smartphones.

Para complementar a conectividade, os proprietários poderão ainda tirar partido da aplicação móvel MyT, com que podem acompanhar diversos parâmetros do veículo, como os dados da condução, consumos e alertas.

Opcionalmente, o Aygo X terá também à disposição um tejadilho retrátil em lona com materiais de alta qualidade que, segundo a Toyota, oferecem proteção melhorada à água e ao pó.

A nível da segurança, o novo modelo da Toyota conta com o pacote de tecnologias Toyota Safety Sense, com sistemas de Pré-Colisão com travagem de emergência autónoma, deteção de peões à noite, cruise control adaptativo inteligente, assistente de manutenção em faixa e atuação de emergência na direção.

Motorização eficiente

Ainda sem aplicar as tecnologias de eletrificação – tratando-se de segmento onde o custo é muito sensível –, o novo Aygo X conta com um motor 1.0 VVT-i gasolina de três cilindros afinado para cumprir as mais recentes normas europeias em termos de emissões e de performances. Disponível com caixa manual de cinco velocidades ou S-CVT, que é apontada como uma solução muito indicada para utilização em cidade, este motor debita 72 CV de potência e 93 Nm de binário máximo.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 15,6 segundos na versão de caixa manual e em 15,5 segundos na S-CVT, com velocidades máximas de 158 km/h e 151 km/h, respetivamente. Já os consumos e emissões de CO2 são de 4,7 l/100 km e de 107 g/km no Aygo X de caixa manual e de 4,9 l/100 km e de 110 g/km no de caixa CVT.

Apesar dos números modestos de performances, a marca garante que o baixo peso do conjunto – 940 kg em vazio – lhe permitem grande agilidade em todas as circunstâncias.

O novo Aygo X chegará às estradas europeias em meados de 2022.

5 de novembro de 2021

Fonte: motor24.pt
Mais artigos