Citroën C5 Aircross ganha nova identidade e mais tecnologia

Visualmente maior e imponente, o C5 Aircross introduz um novo design em que as curvas dão lugar a linhas mais elaboradas. O estilo da secção frontal recebeu uma atualização estética, com uma imagem mais vertical e alargada visualmente pela interligação entre a grelha dianteira e os faróis LED em que a assinatura luminosa é um prolongamento do ‘Double Chevron’. Os ‘chevrons’ surgem agora em negro lacado, complementados com acabamento cromado.

Foi feito um trabalho muito subtil, refinado e detalhado nesta secção para melhorar a impressão geral. Esta solução dá ao logótipo mais espaço para se destacar ao centro da grelha.

Característica da nova identidade Citroën, a assinatura em forma de V das luzes diurnas LED é conseguida através de um desenho do tipo teclas de piano que confere um efeito 3D de alta tecnologia e de aspeto mais profundo às luzes dianteiras. Além disso, os projetores LED Vision são mais discretos e escuros, prolongando visualmente a grelha preta e acentuando ainda mais a robustez do veículo.

Sob a grelha, o novo estilo da zona da entrada de ar alarga visualmente a secção frontal do C5 Aircross, com as entradas de ar, que se tornaram abertas e funcionais, a ajudarem a melhorar a aerodinâmica. A entrada de ar principal, ao centro, também se torna mais dinâmica e elegante graças às linhas definidas que refletem o estilo das entradas de ar centrais dos C4 e C5 X.

A placa de proteção na zona inferior do para-choques dianteiro estará disponível em dois materiais, dependendo do nível de acabamento: em Preto Brilhante no acabamento Feel, e em Alumínio Brilhante nos acabamentos Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack.

A secção traseira também foi retocada, recebendo nova assinatura tridimensional de luz LED. Sem alterar o seu tamanho, a unidade de iluminação está agora equipada com vidro escuro e estruturado, destacando os três módulos de iluminação LED que constituem a assinatura de luz.

A distância ao solo de 230 mm e as proteções de carroçaria a 360°, incluindo os Airbump que já são imagem de marca da Citroën, contribuem para o visual mais robusto. Destaque para as novas jantes de liga leve Pulsar de 18 polegadas com acabamento brilhante e com design aerodinâmico muito gráfico.

Ao nível do jogo gráfico de tonalidades, há exemplos como a nova cor Preto Brilhante das capas dos espelhos retrovisores, de série em toda a gama, as barras de tejadilho funcionais em preto brilhante com uma nova inserção em preto mate e o novo design para os Packs de cor dos Airbump.

Personalização a gosto

Para corresponder melhor às expectativas dos clientes SUV do segmento C, o novo C5 Aircross apoia-se num maior leque de personalização para melhorar significativamente a subida de posicionamento do veículo.

O C5 Aircross adota uma nova cor de carroçaria Azul Eclipse, que varia entre o azul-escuro e o preto, dependendo da luz que nele incide. Segundo a Citroën, a gama de cores foi agora reduzida às que são preferidas pelos clientes: Branco Polar, Branco Nacarado, Preto Perla Nera, Cinzento Platinium, Cinzento Artense e a nova cor Azul Eclipse.

Os novos tons dos packs de cores estão presentes nas entradas de ar da frente e nos Airbump: Glossy Black, Dark Chrome, Anodized Bronze e Energetic Blue. O tejadilho preto de dois tons e as barras de tejadilho pretas do nível de acabamento Shine acrescentam ainda mais requinte ao veículo.

Habitáculo com conforto reforçado

No seguimento da evolução e modernização do exterior, o habitáculo do novo C5 Aircross recebeu uma atualização com melhorias no espaço e no conforto que são, desde logo, óbvias. Um dos pontos em destaque é o novo ecrã tátil de 10″ que parece flutuar no tablier. Este novo e maior ecrã melhora a ergonomia, ao oferecer controlos de acesso direto para a climatização e uma leitura mais elevada que permite ao condutor manter os olhos na estrada. As saídas de ar da ventilação estão agora localizadas sob o ecrã e foram modernizadas com um novo design incisivo e horizontal. O novo ecrã tátil de 10″ conta com função de navegação nas versões a gasolina e Diesel e estará disponível a partir da versão Feel na versão híbrida.

Já o painel de instrumentos digital totalmente personalizável de 12.3″ fornece toda a informação essencial diretamente na linha de visão do condutor: mapa de navegação, informação sobre sistemas de assistência ao condutor ativos, informação sobre o estado de funcionamento do propulsor híbrido, etc., garantindo que os olhos do condutor permanecem na estrada para uma maior segurança na condução.

O C5 Aircross está equipado com a nova geração de bancos Citroën Advanced Comfort já presentes nos modelos C4 e C5 X. Fabricados com espuma de alta densidade no núcleo do banco, uma camada extra de espuma de 15 mm e uma construção específica, os bancos Citroën Advanced Comfort oferecem o melhor em termos de conforto visual, conforto de utilização e conforto de condução, bem como a sua manutenção a longo prazo, graças a um tipo especial de espuma com maior resistência à deformação ao longo do tempo. Para melhorar ainda mais o conforto do condutor e do passageiro da frente, os bancos contam com função de aquecimento e massagem.

As cores e os materiais foram, igualmente, refinados, com uma escolha de materiais de excelência para realçar o conforto e uma maior qualidade. Os bancos recorrem a um novo tecido estruturado e contemporâneo nas versões intermédias da gama, um novo tecido Alcantara de toque suave no nível Shine, bem como uma nova opção de couro perfurado de alta qualidade. Os apoios de braços e a consola central são fabricados com recurso a um novo tecido de efeito de couro preto e o painel de instrumentos utiliza um novo tecido estruturado preto, também com efeito de couro.

A consola central, alta e larga, foi modernizada com um tecido preto com efeito de pele, aprimorado por linhas de design cromadas que sublinham, nas versões com caixa de velocidades automática, uma disposição mais ergonómica dos comandos: um novo, elegante e tecnologicamente avançado seletor de velocidades e-Toggle, um novo botão de seleção do modo de condução que incorpora a função Grip Control e, nas versões híbridas Plug-in, uma escolha intuitiva do modo de condução (Electric, Hybrid ou Sport). A consola central também integra um grande compartimento de arrumação que agrupa a zona de conectividade com duas entradas USB e um carregador sem fios.

Adicionalmente, a suspensão com tecnologia de Batentes Hidraúlicos Progressivos, exclusiva da Citroën, melhora a absorção das imperfeições da estrada.

Os bancos traseiros são individuais, deslizantes, reclináveis e retráteis, permitindo-lhe desfrutar de elevada modularidade. O volume da bagageira é, também, um valor recorde no segmento: de 580 a 720 litros nas versões a gasolina e Diesel e de 460 a 600 litros para a versão híbrida.

Gama de motores com PHEV em evidência

O motor híbrido plug-in disponível logo nas versões intermédias da gama permite condução elétrica em percursos diários até 55 quilómetros e a velocidades até aos 135 km/h. Com a disponibilidade instantânea de 320 Nm de binário, garante respostas rápidas para as várias situações de condução. Com zero emissões de CO2, confere liberdade de acesso a zonas urbanas onde os veículos a gasolina e Diesel sejam proibidos. O carregamento é rápido, com uma carga completa a ser alcançada em menos de duas horas através de uma wallbox.

Note-se que a versão híbrida Plug-in já representa mais de 30% do mix de vendas na Europa.

Quanto às tecnologias de assistência à condução, o C5 Aircross beneficia de 20 sistemas no total, como o Highway Driver Assist, um sistema de condução autónoma de nível 2, combinado com o Adaptive Cruise Control com função Stop & Go e o sistema Active Lane Departure Warning.

14 de janeiro de 2022

Fonte: motor24.pt
Mais artigos